Contabilidade em Brasília – DF

Como proteger seu negócio durante a pandemia

Oito Casos De Coronavirus Estao Confirmados No Brasil 201408 - Scont Soluções Contábeis

Saber como proteger seu negócio durante a pandemia é fundamental. Estamos diante de uma crise sem precedentes, que promete abalar as estruturas dos mais bem preparados. E, provavelmente, você não está dentro da pequena porcentagem de bilionários que não sentirão os impactos financeiros, tampouco a questão da saúde e o risco à vida.

Bem, como você deve imaginar, as coisas estão complicadas lá fora. Negócios estão fechando as portas, e a culpa não é do distanciamento social. A interrupção das atividades é uma consequência da pandemia global, esta a verdadeira culpada de todo o caos que se instaurou no planeta. Não é hora de pesar a responsabilidade pelo surgimento do vírus, mas sim de tomar cuidado. É hora de olhar para o outro, não com temor, mas com solidariedade. Como podemos ajudar? Como eu posso ser ajudado?

Como proteger o seu negócio durante a pandemia

Não são poucos os negócios que estão fechando em decorrência da pandemia. Mas, também não são poucos aqueles que fecham por conta de uma gestão incorreta em algum período anterior ao que está acontecendo. Por algum motivo, não houve um controle financeiro eficaz. Não existiu um padrão rígido de controle de fluxo de caixa, por exemplo.

Esses detalhes, quase imperceptíveis durante o  dia a dia, se acumulam e formam uma enorme bola de neve, pronta para atropelar a sua empresa quando a situação ficar mais difícil. Bem, essa situação difícil chegou, e agora, é um “salve-se quem puder”.

Quem não pode, fecha. Claro, há o apoio do governo para socorrer algumas empresas, mas tantas outras não terão a mesma “sorte”. Por isso, é preciso agir o quanto antes.

Converse com sua contabilidade

O primeiro passo é conversar com a contabilidade que cuida da sua empresa. Sem o apoio contábil, ficará muito difícil cuidar da sua empresa. Seja transparente e cobre transparência. Explique a situação, suas preocupações e medos. Solicite ajuda.

A empresa contábil que cuida do seu negócio deverá, então, responder e fornecer o apoio que você precisa para colocar as finanças nos trilhos. Existem obrigações que não foram cumpridas? Benefícios que podem, mas não foram aproveitados? Há qualquer chance de obter alguma espécie de auxílio para quitar dívidas ou renegociá-las?

Tudo isso deve ser estudado a fundo, para que a sua empresa não sofra as consequências do que está acontecendo. É seu trabalho, junto da contabilidade, investigar as possibilidades a serem aproveitadas, de forma a explorar o cenário ideal para manter o negócio seguro.

Cortar gastos indiscriminadamente e demitir funcionários pode sair mais caro do que você imagina. Portanto, avalie bem a situação e conte com seu contador, não apenas como um prestador de serviços, mas sim como um conselheiro, que prestará auxílio integral para você e seus negócios.

As coisas podem estar muito difíceis, mas é preciso manter a calma.

Avalie:

Se a contabilidade está, de fato, cuidando de cada detalhe financeiro, fiscal ou contábil da sua empresa. Absolutamente nada pode passar batido. É preciso investigar tudo a todo momento.

 

Classifique nosso post
Sair da versão mobile