O contador tem papel fundamental para empresas de todos os portes. Mas, o que o profissional contábil pode fazer por você, afinal?
Essa é uma dúvida e empresários de diversos segmentos. A obrigatoriedade da contabilidade, muitas vezes, faz parecer que ter um contador ao seu lado é apenas mais uma tarefa onerosa, entre tantas outras necessárias para uma empresa operar legalmente. Reconhecemos que a carga tributária brasileira é complexa, a burocracia empresarial é grande e a rotina em si não é nada fácil. Mas, com um contador trabalhando ao seu lado, tudo se torna consideravelmente mais prático.
Este texto não tem como propósito te convencer a trocar de contabilidade, mas sim conscientizar você de que seu contador é, sim, importantíssimo para seus negócios!
O que o contador faz pelo seu negócio?
Primeiro, precisamos analisar o ambiente de negócios brasileiro. O Banco Mundial, em 2015, fez um levantamento, o Doing Business. O propósito é simples: avaliar a facilidade para empreender em 189 países; o problema é que o Brasil está em 116º lugar nessa lista. Complicado, né? Se considerarmos a questão tributária, o Brasil salta para a 178ª colocação.
Que o país é conturbado, todo brasileiro sabe. Se fala em PIB, mas não se fala em IDH. Se fala em educação, saúde e segurança, mas os dados sobre os direitos humanos são ignorados todos os anos (ainda que sejam públicos). Enfim… A ideia aqui não é bater na tecla de que o país é precário em vários sentidos, mas mostrar a dura realidade do empreendedor.
Com todos esses obstáculos, o ambiente empreendedor se torna mais complicado. Gerenciar uma empresa em meio a uma maré de incertezas políticas e econômicas é difícil. O medo das contas não fecharem é grande, e quando surge a primeira crise, nem toda empresa se mantém de pé.
O papel do contador é facilitar a gestão, não eliminar a burocracia, mas organizá-la e até absorver parte dela.
Veja só o que o contador pode fazer por você:
- Preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa;
- Garantir que o seu negócio esteja em conformidade com a legislação tributária e fiscal;
- Elaborar e enviar declarações;
- Manter o registro da empresa atualizado e em conformidade com as exigências dos órgãos governamentais;
- Manipular a folha de pagamento para garantir que todos os funcionários tenham os salários tributados corretamente.
O contador cuida de todas essas questões sem problemas ou dificuldade. O seu foco deve ser o desempenho da sua empresa, e apenas ele.
A importância do contador para a sua empresa
O MEI não precisa de um contador, sua tributação é extremamente simples e pode ser resolvida pelo próprio microempreendedor individual. A situação complica quando existem outros funcionários trabalhando e o sistema tributário ao qual o negócio está sujeito envolve inúmeras possibilidades de tributação. Nesse caso, qualquer erro pode causar dores de cabeça inimagináveis e custos dolorosos para as contas da empresa.
Ao abrir o negócio
Até mesmo a abertura de uma empresa é complexa no Brasil. Novamente, exclui-se o MEI; o processo para essa categoria é bem prático. Mas, para qualquer negócio de outro porte e segmento que não se encaixe em tal classificação, há questões que podem demandar a presença de um advogado, e o conhecimento jurídico do contador, bem como as ferramentas à sua disposição facilitam e agilizam o processo de abertura. Portanto, abrir empresa com o contador é mais fácil.
No dia a dia do negócio
Elaborar documentos e cuidar da papelada é parte do trabalho do contador, sim. Mas, não só isso. Se fosse o caso, os robôs já teriam tomado conta da profissão há tempos e os formatos digitais seriam ainda mais populares do que já são. O profissional contábil também apoia o empresário e o ajuda a se adaptar às modificações na legislação brasileira, faz os balanços necessários e envia aquela notificação temida (mas esperada) sobre as contas a pagar.
Ah, e também há uma infinidade de tarefas que são facilitadas com o apoio de um contador, tais como:
- Precificação;
- Controle de Estoque;
- Controle de Fluxo de Caixa;
- Planejamento Tributário;
- Recuperação de Crédito Tributário.
E várias outras, reduzindo a chance de ocorrer qualquer erro por parte do empresário, que pode focar exclusivamente no desempenho do negócio.
Índice
Toggle