Pesquisar

Saber como reduzir a rotatividade de funcionários na empresa é o desejo de vários empresários como você.

Quem tem empresa sabe: contratar mão de obra especializada é complicado. E quando achamos o funcionário ideal para a empresa, perdê-lo não pode ser uma opção!

Mas, e quando acontece? O que fazer a seguir? Contratar outro funcionário e seguir em frente? Isso pode não funcionar tão bem quanto você imagina! O mais seguro é encontrar a causa da saída e garantir que ela não seja o estopim para uma rotatividade de funcionários.

Como reduzir a rotatividade de funcionários na empresa?

Pode parecer um clichê, mas é a verdade: funcionários são pessoas. E como tais, eles possuem desejos, necessidades e motivações. Isso faz toda a diferença no ambiente de trabalho.

Ninguém acorda de manhã para tomar banho, sair e trabalhar, voltando à noite e aproveitando apenas algumas horas com a família e amigos, sem motivo. É preciso entender o que conecta seus funcionários ao seu negócio, pois essa conexão é muito valiosa.

A rotina atarefada e acelerada não nos permite pensar o tempo todo em como os funcionários estão sentindo-se. É problema aqui, uma situação complicada ali e tantas coisas para cuidar e resolver, que fica realmente difícil pensar em tudo ao mesmo tempo.

Mas, se você não quiser que essa conexão entre seus funcionários e seu negócio se rompa, é preciso fazer um esforço e encontrar algum tempo, nem que seja delegando essa tarefa a especialistas ou pessoas de muita confiança dentro da empresa.

Encontrando a raiz do problema

Compreender a motivação de um trabalhador é o primeiro passo para entender o que o faz chegar no horário diariamente e realizar um excelente trabalho. Mas, você também precisa saber quais são as ambições da pessoa, o que ela pretende a longo prazo, o que mudou desde que ela ingressou no time etc. Isso ajuda a traçar alguns perfis (algo que somente profissionais de RH devem fazer) e dizer a você quem apresenta maior risco de deixar a empresa em breve e o porquê disso.

O que muitos empresários não sabem, porém, é que os problemas são contagiosos. Eles se espalham pelo ar. Odores que não temos consciência de que sentimos, movimentos e muitos outros detalhes dos funcionários podem indicar que eles estão sob stress, deprimidos ou revoltados. E o nosso corpo reage a tudo isso, mesmo que sequer saibamos o que está acontecendo de fato.

Por isso, é preciso identificar a causa dos problemas e trabalhar para eliminá-la. Muitos líderes simplesmente tentam compensar a tristeza, o desânimo e o descontentamento de funcionários com bônus, viagens, presentes e agrados. Acontece que isso não dura! São sensações que podem ter algum impacto imediato, mas com o tempo, perdem o valor.

O salário se torna comum e o desejo de receber mais logo chega. A viagem vira uma lembrança e não gera nenhum valor futuro além da carga emocional da recordação. O presente se torna habitual e não gera aquela “alegria de receber algo novo”.

O que fazer, então?

Reduza a rotatividade ao eliminar problemas

Bem, antes de entregar um agrado, descubra as causas da desmotivação. Identifique os fatores desmotivacionais e trabalhe para  eliminá-los. Entreviste seus funcionários, saiba o que não os agrada e tome decisões.

Ambientes sujos, desorganizados e condições de trabalho ruins colaboram para tudo isso. A iluminação de uma sala, o ruído de um aparelho, uma cadeira em péssimo estado… Essas são causas possíveis para a desmotivação e, a longo prazo, colaboram para o surgimento de desentendimentos e problemas mais graves, além da procura por um lugar melhor para trabalhar, uma empresa que valoriza tudo isso.

E não dá para falar em como reduzir a rotatividade sem pensar em formas de melhorar o ambiente de trabalho, certo?

Por isso, antes de pensar em recompensar seus colaboradores, elimine as fontes de problemas. Assim, você garante que eles estejam no ponto de equilíbrio, prontos para serem motivados novamente.

Gostou das dicas? Esperamos que elas sejam muito úteis para a gestão do seu negócio daqui para frente. Considere contratar uma equipe especializada na gestão de pessoas para tratar desses assuntos e manter o ambiente de trabalho saudável.

Agora, no que tange à contabilidade, questões fiscais e tributárias, conte com a Scont! A Scont é uma contabilidade em Brasília. Somos especializados em ajudar empresários como você a conquistarem o objetivo de começar um negócio. Entre em contato conosco e vamos, juntos, analisar as possibilidades para você obter sucesso na sua nova jornada!