Algumas dicas para controle de estoque são sempre bem-vindas, não é mesmo? Saber categorizar os clientes e os produtos, por exemplo, traz uma grande facilidade para a gestão do negócio, que pode evitar desperdícios mais facilmente, bem como a falta de produtos importantes!
Por isso nós, da Scont, preparamos algumas dicas sobre a CURVA ABC e como organizar seu estoque de uma maneira muito mais profissional!
Essas dicas para controle de estoque vão transformar a rotina do seu negócio para sempre
Você precisa conhecer os seus clientes para que as dicas para controle de estoque funcionem com excelência.
Para isso, analise o perfil de consumo dos seus clientes e separe-os por grupos, sendo que o grupo A estão as galinhas dos ovos de ouro, por assim dizer. São os clientes que mais geram receita para a sua empresa e, normalmente, não estão em grande número.
O Grupo B está num estágio intermediário. São clientes importantes para sua empresa, mas não trazem tanto lucro quanto os do Grupo A.
Já o Grupo C costuma aparecer em maiores quantidades. Eles não rendem muito dinheiro à sua empresa, mas estão em grande número e isso faz compensar.
A ideia é construir estratégias de relacionamento e marketing que façam com que os clientes passem a pertencer aos grupos mais importantes. Ou seja, quem está no C vai para o B e quem está no B vai para o A.
E na gestão do seu estoque, os produtos também serão categorizados de acordo com a sua importância.
Categorizando o estoque
Classe A
É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens, responsável por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa. Cada empresa possui seu percentual específico, mas, normalmente, apenas estão classificados nesse grupo até 20% dos itens. Esses itens são responsáveis por 80% do faturamento da empresa;
Classe B
Essa classe conta com 30% dos itens categorizados e costuma representar 15% das vendas da empresa. Ou seja, ficam com um percentual intermediário de importância para a gestão.
Classe C
Representa a maior parte dos itens, algo em torno de 50%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%.
Quando você separar os produtos de acordo com essas categorias, ficará muito mais fácil determinar quais itens precisam ser comprados em maior quantidade ou frequência. Será preciso investigar a sazonalidade dos produtos, quais são perecíveis e quais não são e formas de incentivar o consumo dos produtos da sua loja.
Também vale a pena analisar o estoque e compreender se existem produtos que ocupam espaço, não tem praticamente nenhuma saída e não trazem lucro algum para o negócio. Nesse caso, pode ser melhor desistir de vendê-los e focar no que realmente importa. Mas, lembre-se: é preciso levar a clientela em consideração! Você não quer deixar seus clientes insatisfeitos por não encontrarem determinado produto na sua loja, certo? Isso os levaria direto aos seus concorrentes.
Montando a análise
Para montar a análise é necessário montar uma tabela com a participação de cada item na receita total da empresa, assim cria os critérios de avaliação. Por exemplo, quais itens representam 80% da receita, os 15% e os últimos 5%. Na maioria dos casos, uma parte menor da causa corresponde a uma parte maior dos efeitos.
Neste caso, normalmente, os primeiros 20% dos itens da lista serão responsáveis por aproximadamente 80% da margem de lucro da empresa. Para uma empresa com uma lista de ações de 100 itens diferentes, isto significa que devemos prestar mais atenção para os 20 itens que vão ser responsáveis pela lucratividade.
Os próximos 40% dos itens, vão, geralmente, representar 15% de lucratividade. Estes podem ter uma atenção geral da empresa mais reduzida, se comparados aos anteriores. Porém, exigem uma boa análise por parte dos planejadores.
Os 40% últimos, onde existe pouco giro e pouca margem, são responsáveis por apenas 5% da lucratividade e podem ser gerenciados com um nível mais baixo de atenção.
Agora, no que tange à contabilidade, questões fiscais e tributárias, conte com a Scont! A Scont é uma contabilidade em Brasília. Somos especializados em ajudar empresários como você a conquistarem o objetivo de começar um negócio. Entre em contato conosco e vamos, juntos, analisar as possibilidades para você obter sucesso na sua nova jornada!