Pesquisar

A contratação de funcionários é algo que levanta muitas dúvidas para empresários. Afinal, vale a pena contratar CLT ou PJ? Quais as diferenças? O que pode e o que não pode?

Essas e outras perguntas serão respondidas no artigo da semana, que nós da Scont preparamos para você!

Contratar um novo funcionário pode se mostrar como um verdadeiro desafio. Questões como a personalidade, o comportamento, o desempenho, as qualificações, a experiência e o histórico – tanto pessoal quanto profissional – devem ser cautelosamente estudadas.

É preciso ter certeza de que o novo funcionário será uma parte da equipe e conseguirá integrar a empresa sem maiores dificuldades. O grande “xis da questão”, porém, muitas vezes não está aí. A análise de tais elementos pode ser realizada por um bom profissional de Recursos Humanos.

Contratar CLT ou PJ? Qual vale mais a pena?

Mas, e quanto à contratação? Saber qual tipo de profissional contratar também é muito importante, e pode fazer toda a diferença, principalmente quando a empresa está em um momento financeiramente delicado, mas precisa de adições ao quadro de colaboradores.

Contratação CLT

Contratar um funcionário CLT envolve muitos custos. É preciso treinar o colaborador, garantir que ele se integre à equipe, assinar a carteira de trabalho e, quando ele é demitido, os custos com rescisão e a multa do FGTS podem custar bastante.

Se o processo de contratação possui erros, então, é capaz de que você tenha uma alta rotatividade, elevando ainda mais os custos de admissão e demissão.

Contratação PJ

Agora, a contratação de PJs, apesar de não apresentar desafios como esses, visto que você estará lidando com profissionais com experiência, uma empresa aberta e sem ligação direta com a sua empresa, enfrenta outros problemas.

Contratar um PJ é algo que requer muita confiança de ambas as partes. A empresa contratante precisa ter em mente que o PJ não pode ter relação de trabalho, e por isso, terá mais de um cliente. Isso significa que o empresário não poderá contar exclusivamente com aquela pessoa o dia todo, já que ela estará atendendo a outras solicitações.

Entretanto, mesmo assim, o custo de aquisição de um PJ é bem mais baixo do que de um funcionário CLT, visto que em tese, ele pode fazer mais por menos, possui mais clientes e, ainda em teoria, pode trabalhar em qualquer lugar, dependendo da sua função.

Escolhendo a melhor opção para sua empresa

É preciso verificar qual a real necessidade da sua empresa. Você precisa de um funcionário 100% dedicado a isso, e não pode, em hipótese alguma terceirizar o serviço?

Se a resposta for sim, você deverá contratar um funcionário CLT. Caso contrário, pode recorrer a freelancers e empresas prestadoras de serviços.

A terceirização de serviços é algo muito interessante e pode render bons frutos para sua empresa, que pode investir as economias em melhorias e outras bonificações para os funcionários que realmente fazem parte da empresa.

Seja qual for a necessidade do seu negócio em relação à contratação de funcionários, saiba que a Scont tem dicas para todas as áreas da sua gestão.

Que tal conhecer outros conteúdos que podem ajudar sua empresa de diferentes formas? O nosso blog está recheado de artigos voltados para diferentes segmentos. Confira!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! A Scont é uma Contabilidade em Brasília. Somos especialistas em alavancar negócios como o seu.