Saiba como a Ruptura de Estoque pode acabar com sua loja e como evitar!

ruptura de estoque

Saiba como a Ruptura de Estoque pode acabar com sua loja e como evitar!

A ruptura de estoque é um problema muito comum, embora o nome pareça diferente. Não existe um empreendedor do ramo de comércio, seja ele atacado ou varejo, que não esteja sujeito a problemas como a ruptura em seu estoque.

Isso acontece quando um cliente chega à sua loja e deseja comprar um determinado produto. Porém, você não possui mais esse produto, ele está em falta e você não tinha ideia disso. É uma situação frustrante, que causa até mesmo vergonha ao dono do negócio e que pode causar a perda do cliente.

A situação é complicada, a prevenção contra esse tipo de problema nem tanto, só é preciso atenção e, claro, apoio da tecnologia (e preferencialmente da sua contabilidade também).

O gerenciamento do seu negócio precisa contar com um controle de estoque muito assertivo para prevenir tanto a falta de produtos quanto o excesso e até o desperdício deles. O empresário que possui uma loja e não realiza um controle de estoque preciso acaba por sofrer. É mais difícil prever demandas e se preparar para elas.

As palavras que você precisa ter em mente quando o assunto é controle de estoque são:

  • Importância
  • Demanda
  • Sazonalidade.

Esses 3 itens resumem bem a forma como você precisa encarar seu estoque, ainda que não seja um especialista no gerenciamento dele.

O que causa a ruptura de estoque?

Esse problema pode ser causado por uma série de fatores, uma combinação deles ou mesmo apenas um.

A má escolha de fornecedores, que sempre atrasam na entrega dos produtos que você precisa é um deles. A melhor forma de resolver essa situação é buscar novos fornecedores, realizando uma gestão que examina o custo que determinado fornecedor representa à sua empresa, as opções do mercado e os benefícios que são oferecidos.

Considere a qualidade e o preço, além da possibilidade de criar um relacionamento duradouro e lucrativo com o fornecedor, pois isso será muito importante a longo prazo.

Outro problema é a falta de previsibilidade devido a um controle de estoque deficiente. Quando você não sabe como fazer esse controle ou utiliza apenas conhecimentos básicos, que não atendem suas necessidades, controle em papel ou mesmo planilhas simples do Excel, corre o risco de deixar informações preciosas passarem despercebidas.

Entender quais são os produtos mais importantes para o seu negócio, a demanda por parte dos consumidores e também a sazonalidade são ações fundamentais para garantir um controle de estoque assertivo e evitar a ruptura de estoque. Isso te ajuda a comprar quantidades mais exatas dos produtos necessários, estocar itens que não são perecíveis por mais tempo e a criar ofertas para se livrar das sobras mais rapidamente.

O apoio de uma contabilidade e de um sistema financeiro e de estoque são importantes para garantir que tudo isso se mantenha em dia. Para isso, conte com o apoio da Scont.

A Scont é uma contabilidade especializada em ajudar empresários como você a conquistarem o objetivo de começar um negócio. Entre em contato conosco e vamos, juntos, analisar as possibilidades para você obter sucesso na sua nova jornada!

No Comments

Post A Comment

×